quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Exercício proposto Mapa Mental


O sistema colonial é um conjunto de relações entre as metrópoles e as colônias. O principal objetivo desse sistema era o enriquecimento da burguesia através do Estado, de acordo com a doutrina do monopólio e do protecionismo.
Os mercadores europeus faziam intervenções no comércio e na produção destinados à exportação, porém as colônias eram instrumentos geradores de riquezas. Essa exploração colonial era a principal característica do sistema, que também é um importante elemento na economia das metrópoles europeias. E acabou se tornando um componente essencial do Antigo Regime. O modo de produção era determinado pelo sistema colonial e o principal objetivo era o lucro, isso favoreceu a volta do escravismo que era uma forma de trabalho lucrativa para as colônias. Além do mais, o comércio de escravos também tornou-se uma prática constante para o avanço do liberalismo que chegaria em seguida.
Na América, o sistema colonial chegou ao auge nos séculos XVI e XVIII. A formação está relacionada às Grandes Navegações, obedecendo aos princípios mercantilistas. Assim, o Estado Moderno via que as práticas mercantilistas com acúmulo de capitais fazia com que as colônias atendessem aos objetivos da metrópole. O objetivo principal da burguesia ia se consolidando ao longo dos anos mas tudo isso custou cenários alarmantes de escravidão.
Tipos de colônias
As colônias eram construídas a partir de dois tipos diferenciados.
COLÔNIA DE POVOAMENTO: As colônias de povoamento correspondem àquelas que se desenvolveram nas áreas temperadas da América, melhor exemplificadas com as colônias inglesas da América do Norte, especialmente a Nova Inglaterra. Essas apresentam as seguintes características:

• Povoamento por grupos familiares de refugiados religiosos (puritanos); por essa razão, permanente, onde o ideal de fixação estava associado ao desejo de prosperidade e desenvolvimento, tentando reproduzir na América a forma de vida que possuíam na Europa.

• Ideal de acumulação vinculado à valorização do trabalho, à poupança e à capitalização.
• Investimento na própria colônia dos lucros gerados pela produção local, convergindo para a metrópole apenas os tributos.
• A produção colonial atendia à satisfação das necessidades internas e se organizava em pequenas propriedades, com grande utilização do trabalho livre e familiar.
• Criação de um mercado interno.
• Consciência da autonomia e desenvolvimento precoce do ideal de emancipação.

.

COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO: As colônias de exploração, exemplificada pela colonização portuguesa no Brasil, correspondiam aos interesses mercantilistas da época e apresentam as seguintes características:
• Ocupação espontânea, consequentemente temporária, por grupos de indivíduos onde o ideal de fixação foi suplantado pelo ideal de exploração econômica, de forma imediata e sem grandes investimentos.
• Ideal de enriquecimento rápido na colônia com gastos na Europa (“Fazer a América”), vinculado à mentalidade transoceânica, em que, em geral, as famílias ficavam na metrópole.
• Exportação para a metrópole da totalidade dos lucros obtidos com a produção colonial.
• Produção em grande escala para o mercado externo, atendendo aos interesses metropolitanos, baseada na grande propriedade e no trabalho escravo.
• Economia extrovertida e dependente, impedindo a formação de um mercado interno.
• Desvalorização do trabalho manual, da educação, da instrução e da mulher.
• Desenvolvimento tardio do ideal de emancipação

Com o auxílio do texto e de todo conteúdo trabalhado em sala de aula, faça um mapa conceitual ou mapa mental explicando o sistema colonial e os dois tipos de colônias. usando o exemplo da imagem abaixo


Nenhum comentário:

Postar um comentário